quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tecnologia substituindo a lista de chamada nas escolas

Vocês faltam ou faltavam muito às aulas? No ensino fundamental sempre fui uma boa menina. Na verdade sempre fui uma boa menina, mas é que no Ensino Médio eu costumava faltar algumas aulas, coisas de adolescente revoltadinha.

Mas é justamente sobre isso que estou escrevendo. Desenvolveram um chip na camisa que já está sendo aplicado e envia uma mensagem texto para os pais do aluno informando quando ele entra e sai da escola.
O chip já foi implantado no uniforme de algumas escolas da Rede de Municipal de Vitória da Conquista, Bahia. Introduzido desde março já garantiu um aumento de 95% para 98% na freqüência do aluno.

Mas há escolas que estão trabalhando com biometria. Implantadas em várias escolas pelo Brasil, o leitor que reconhece a digital do aluno se encontra dentro das salas de aula, no qual é necessário apenas os alunos marcarem a entrada e saída.

Porém há um tipo de tecnologia no qual estuda a possibilidade de implantação em uma rede de ensino de Belo Horizonte que apresenta realmente o uso de uma inovação tecnológica, o leitor de biometria facial.
A automação é garante a efetividade de poder realizar registros por hora. Onde o uma câmera tirará fotos dos alunos a cada 2 minutos registrando a presença deles. O foco da tecnologia será usado para o ensino superior.

O objetivo de escrever sobre estas tecnologias é saber a opinião de vocês sobre utilidade e polêmica que circula em torno delas. O que vocês pensam? Conhecem alguém que estuda em uma escola que adotou algum mecanismo deste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário